terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Saramago, o twitter e a literatura na web

Recebi o e-mail abaixo do prof. Vilson Leffa, do PPG _ Letras da Ucpel.
Assunto? "O Twitter na visão de José Saramago"


"O twiter não é mais do que a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até ao grunhido."
(José Saramago, Prêmio Nobel da Literatura, jornal Expresso, 1 de Agosto de 2009)


Como estava procurando informações para adquirir Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século, de Marcelino Freire, associei as informações sobre os microcontos desse livro com a declaração de Saramago.

Explico: Marcelino Freire é um escritor cuja produção literária está diretamente vinculada a web e, em especial ao twitter:

“Acho o Twitter uma mania de perseguição, uma coisa esquizofrênica. Você está me seguindo, eu estou te seguindo. Mas quem está te seguindo, você não conhece, nunca viu na vida. Isso é uma neurose. Mas o que vou fazer com isso? Literatura. Onde ela, literatura, puder estar, seja no celular, no Twitter, acho ótimo”, declarou na FLIP 2009.

O escritor considera o uso das novas tecnologias, como a rede social twitter, uma forma de aproximar os jovens com a literatura. O blog é um dos seus instrumentos de trabalho e, por meio do twitter, quer postar 1.001 “contos nanicos”, para usar uma expressão dele mesmo. Existe, segundo ele, uma nova vida literária postada na web e muitas editoras, explica, já perceberam isso e estão, portanto, incentivando essa postagem em busca de novos talentos.

É... uma reflexão interessante. Que tal conhecermos um pouco mais sobre Marcelino Freire e suas ideias sobre literatura na web em um próximo post?

2 comentários:

Sandro Ferreira da Silva disse...

Faz tempos que acompanho o trabalho do Marcelino Freire, entrevistas e tal. O primeiro programa que vi participar foi no Umas Palavras, com Bia Corrêa do Lago. "As pessoas dizem que escrevo sobre violência, mas na verdade escrevo sob violência..." é uma de suas declaraçõea que mais me marcaram. Antigamente postava em um blog muito legal, que ainda está ativo: www.eraodito.blogspot.com Depois começou a postar no twitter, onde é possível conferir seus interessantes Contos Nanicos: www.twitter.com/marcelinofreire. É grande amigo do Carpinejar e anda frequentemente cá pros lados do sul. Particularmente, penso que tanto o twitter quanto outros tipos de blog são grandes recursos a serem usados por gente que gosta de Literatura. Sinceramente, até o próprio orkut, pode ser bem explorado. Na minha opinião, o blog é uma ótima saída pra quem não possui muitas condições de publicar um livro e também uma boa maneira de comunicar com quem gosta de ler e escrever. Aqui onde moro, por exemplo, é muito raro de haver um grupo onde se possa falar sobre Literatura ou então uma oficina literária ou coisa do tipo.

Tear de Sentidos disse...

Olá, Sandro! Grata pela visita e contribuição com teus comentários no Tear!
Trabalho com EAD e a leitura do teu texto sobre ensino/computador muito interessante.
Além disso, és jaguarense!!!! Tudo de bom, rsrs! Sê bem-vindo sempre.
Parabéns! Já havia visitado teu blog e escreves muito bem!
Cortázar, teus textos, enfim, tudo de bom, rsrs!Voltes quando desejares ao Tear!