quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Rainer M. Rilke: ainda das mulheres e dos homens

Imagem: aqui

"Assim, aqueles que se juntam durante as noites se entrelaçam em uma volúpia agitada fazem um trabalho sério, reúnem doçuras, profundidade e força para a canção de algum poeta vindouro que surgirá para expressar deleites indizíveis. Eles convocam o futuro; mesmo que errem e se abracem cegamente, o futuro virá apesar de tudo, um outro homem se elevará, e a partir do acaso que parece se realizar aqui desponta a lei pela qual um germe forte e resistente se lança em direção ao óvulo, que vem receptivo a seu encontro.

[...] Talvez se encontre acima de tudo uma grande maternidade, como anseio comum. [...] Também no homem a maternidade, ao que me parece, é corporal e espiritual; sua produção também é um modo de dar à luz, quando ele cria a partir da plenitude de seu íntimo está dando à luz. Talvez os sexos tenham mais afinidade do que se considera, e a grande renovação do mundo talvez venha a consistir no fato de que o homem e a mulher, libertados de todos os seus sentimentos equivocados e de todas as suas contrariedades, não se procurarão mais como adversários, mas como irmãos e vizinhos, unindo-se como seres humanos, para simplesmente suportar juntos, com seriedade e paciência, a difícil sexualidade que foi atribuída a eles. [...]" (Grifos meus)

Extraído de: Rilke, R. M. Cartas a um jovem poeta, trad. de Pedro Süssekind. Porto Alegre: L & PM, 2006, p. 45 - 47.

No post imediatamente anterior a este, ao transcrever um poema de Marina Colasanti e comentar sobre o livro A primeira vez à Brasileira, temas como sexualidade, relações entre mulheres e homens vieram à tona e afirmei "quero ter fé em que, um dia talvez, homens e mulheres sejam "apenas" pessoas... É uma utopia? É. Simples assim."

No fragmento da carta acima, Rainer Maria Rilke soube expor como grande poeta que é, essas mesmas "utopias" _ relações, acrescidas de outras, tais como maternidade e criação artística. Simples assim? É. Simples assim.
Grande bj! Tê!

2 comentários:

soniamar disse...

Sensacional seu blog!Parabéns!

Tear de Sentidos disse...

Olá, Soniamar! Grata pela visita! Teu blog é excelente! Já o visitei!
Volte quando desejar!
Bj, Tê!