quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O universo fantástico das meninas italianas

Imagem: Nicolleta Ceccoli (aqui)
As ilustrações do post anterior, criações da italiana Nicoletta Ceccoli, revelam traços de uma artista muito talentosa e sensível. A princípio, quando me deparei com elas, fiquei encantada admirando esse universo onírico. Suas meninas expressam um quê ora de tristeza e melancolia, ora de inocência, ora ainda de uma "maldadezinha" própria de toda criança. Antecipo: não sou crítica de arte rsrsr! , portanto, comento tão-só o que “sinto espontaneamente” diante delas.

Nos ambientes onde as meninas são retratadas, nota-se a predominância de cores escuras, sobretudo ao fundo, e a criação de uma atmosfera nebulosa. Já em relação às meninas, as figuras revelam uma nuança meio empalidecida, lívida, um tanto decadente. Mas quem "habita" tais ambientes? Quem são essas meninas? Serão rainhas, princesas, bailarinas, anjos? Que seres estranhos são esses que abraçam bonecas, brincam com os peixinhos, conversam com a lua, no entanto, em outras situações, com um olhar desafiador, seguram um chicote na mão? Nos seus misteriosos e sérios rostinhos, parece haver, no detalhe rosado das maçãs do rosto, uma ambivalência: essa tonalidade rósea  aponta para uma certa  malícia e sedução, de um lado, ou, de outro, para sentimentos de vergonha e acanhamento?


Ainda: as meninas movimentam-se graciosa e delicadamente. Os pássaros, peixes, árvores, bem como os animaizinhos “peçonhentos” (ratos) ou amedrontadores (dragão), e ainda, as asas de anjo ou de borboleta constituem estranha porém linda extensão do próprio corpo, ou seja, “são parte” dele e partem delas mesmas.

Com certeza, um universo surreal com espaço para o inconsciente infantil manifestar-se sob diferentes roupagens, não? Simplesmente lindas! Haveria algo mais fantástico...?


*Nicoletta Ceccoli, artista italiana, já ilustrou mais de trinta livros. Seu trabalho é bastante reconhecido principalmente na Itália, nos EUA e no Reino Unido. Em 2001, recebeu o Prêmio Andersen de melhor ilustradora italiana do ano, além de ter sido agraciada com importantes premiações em outros países.

Bj carinhoso e uma boa noite! Tê!

Nenhum comentário: